Curativo Algicare Ag é composto por alginato de cálcio, carboximetilcelulose (CMC) e prata iônica.
Possui a propriedade de absorver o exsudato da ferida transformando-o em gel.
As fibras de alginato e o CMC em contato com o exsudato formam um gel hidrofílico e não aderente que proporciona um meio úmido sobre a superfície da ferida, promovendo o desbridamento autolítico e absorvendo exsudato, permitindo a remoção sem trauma, com pequeno ou nenhum dano para o tecido recém formado criando, desse modo, um meio adequado para o processo de cicatrização.
O ambiente úmido na ferida e o controle bacteriano contribuem para o processo de cicatrização e ajuda a reduzir o risco de infecção. Ao reduzir a quantidade de microorganismos na ferida contribui também para a redução do odor.
O curativo Algicare Ag da CASEX é indicado para feridas de moderada a altamente exsudativas, com sangramento, agudas ou crônicas, superficiais ou profundas.
É indicado para feridas, infectadas, ou com barreira física para prevenção da penetração de microorganismos.
Algicare Ag também é indicado para pequenas abrasões, lacerações e cortes.
Escaldaduras, queimaduras superficiais e queimaduras de segundo grau, úlceras vasculogênicas de perna e úlceras por pressão, zonas doadoras, feridas do pé diabético, feridas traumáticas e ou dolorosas, feridas oncológicas exsudativas ou feridas cirúrgicas que cicatrizam por segunda intenção.
Modo de uso:
Preparo do local:
Limpe e irrigue bem o leito da lesão
Faça o debridamento do excesso do tecido necrótico e crosa da ferida, caso necessário. Limpe a pele ao redor e seque bem.
Ajuste o curativo algicare ag para o tamanho exato da ferida.
Para tratamento de queimaduras de segundo grau:
Preparar a lesão conforme descrito acima e aplicar o curativo de modo que sua borda ultrapasse em cerca de 2cm as margens da ferida.
Fixar com um curativo adequado, de modo que algicare ag permaneça sobre a queimadura. Em queimaduras a aderência do curativo é desejável, pois a medida que ocorrer a reepitelização, o curativo se soltará ou poderá ser removido com mais facilidade.
Em ambos os casos fixe com um curativo secundário mais adequado para que o algicare ag permaneça na ferida.
Troca e remoção do curativo:
Efetuar a troca quando o curativo secundário estiver saturado ou de acordo com a orientação do profissional da saúde.
Inicialmente é aconselhável uma reavaliação e possível troca em 24 horas, podendo permanecer por até 7 dias na ferida.